Pedro Henrique Mariano Barbosa |
|
Pedro Henrique Mariano Barbosa nasceu em 1º de outubro de 2003, em Fortaleza, possuindo raízes em Massapê, no Ceará. É autor de poesias, ensaios, prosas, histórias e artigos. É poeta, escritor, pesquisador e colunista. Diplomado em Transações Imobiliárias pela Apoena (CE). Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (UNIP). Possui formação complementar em Resilient Leadership e Leaders of Learning, ambas pela Universidade de Harvard, e Financial Market, pela Universidade de Yale.
Membro da Associação Cearense de Escritores (ACE), Clube dos Poetas Cearenses, Academia Massapeense de Letras e Artes (AMLA) e Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB). Atuou como Coordenador Editorial responsável pela criação de duas edições da Revista AMLA. Desempenhou papel voluntário em projetos culturais na cidade de Massapê, um deles a idealização da 1ª Feira do Livro Cultural da cidade.
Autor do livro "Legado Massapeense: Osmundo Pontes e Osvaldo Aguiar" (2025), com mais 4 obras a serem lançadas em breve. É coautor de diversas obras literárias, dentre elas "Cartas para Belchior" (2025), "Antologia Subsolo", (2025), "Lauto Amor" (2024) e "Palavras não Ditas" (2024). Publicou textos em revistas, jornais, portais, blogs e livros impressos e digitais pelo Brasil.
Colaborou com os jornais O Povo, Jornal do Comércio do Ceará, Correio da Semana, Observatório da Comunicação Institucional, dentre outros jornais pelo país. Atua como colunista no Sobral Portal de Notícias e escreve ativamente para o Jornal Segunda Opinião e Recanto das Letras.
|
|
Legado Massapeense: Osmundo Pontes e Osvaldo Aguiar - Narra a história de duas personalidades históricas de Massapê. Um deles, Osmundo Pontes, membro da Academia Cearense de Letras, e Osvaldo Aguiar, jurista renomado do Ceará. O resgate histórico gira em torno de figuras centrais da cultura do município, mas velada na história da cidade.
|