ASSOCIADOS
CONSUELO PAGANI VIEIRA MACHADO


BIOGRAFIA CONSUELO PAGANI:

CONSUELO PAGANI é natural de Corinto/MG, e residente em Vitória/ES há 22 anos. É graduada em Artes Plásticas- UFMG e pós-graduada em Arteterapia – UFES. Filha de pai poeta e filósofo, que lhe apresentou o mundo literário. Faz poesia e escreve desde a tenra idade, ganhando o título de Mini Escritora 70, com apenas 10 anos de idade. Participou da 3ª Coletânea de Poetas Capixabas; foi premiada no 1º Concurso Literário da Asttter. 1º lugar no Concurso Poesias Sem Fronteiras 2021 - XVII Concurso Marcelo O Souza. Ficou entre os semifinalistas do Concurso Literário Internacional Prêmio Pena de Ouro 2020; em 8º lugar no Concurso Literário de Cultura Nordestina 2021 - Prêmio Luiz Gonzaga. Premiada no VIII Concurso Nacional Viagem pela Escrita – 2021; e em 1º lugar no Festival de Poesias Faladas do Baixo Verde, Sergipe - FESPOFABV. Foi indicada e aprovada para participar do Intercâmbio literário Luso-Suíço, por meio da AILALS-Académie des Lettres Et Arts Luso-Suisse – Rede Sem Fronteiras.

Autora do livro infantojuvenil "A Viagem da Gotinha", premiado pela Secretaria de Cultura de Vitória/ES – Lei Rubem Braga, cuja 2ª edição foi lançada em outubro/2021 (Ed. Scortecci), bem como seu primeiro livro solo de Poesias: “Voando em Busca da Aurora”, em fase de produção (Ed. Arte Impressa). Livros infantojuvenis, já escritos, aguardando publicação: A Borboleta Negra; Alice e a Morada do Sol; O Anãozinho e a Sereia.

Recebeu, em 2013, a Comenda Ruth Cardoso pela Câmara Municipal de Vitória/ES pelo “Projeto Pequeno Cidadão” - de sua autoria e coordenação - onde desenvolveu o trabalho de inclusão social, cidadania, autoestima e consciência ambiental por meio da Arteterapia, com crianças e pré-adolescentes em situação de abrigamento.

Idealizou e coordenou o Trabalho de Arteterapia com Deficientes Visuais em Vitória/ES, com os quais trabalhou a percepção das cores por meio do estímulo sensorial, tátil e cinestésico, além da consciência corporal e espacial, autoestima e inclusão social.

Foi membro proativo, por oito anos, da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Grupo Executivo Qualidade de Vida do Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT 17ª Região), onde trabalha, tendo sido admitida por concurso público pelo TRT 3ª Região, Minas Gerais. Também foi colaboradora das Ações Socioambientais no mesmo Órgão por um ano, criando diversas ações e projetos.

Palestrante e facilitadora de oficinas de Arteterapia em diversos Congressos, escolas e órgãos públicos.

Foi selecionada para as seguintes Antologias Poéticas e Contos em 2020/2021: “Cura Poética 2020”; “Só Depende de mim”; “Novos Poetas-Sarau 2020”; “A Dor que Deveras Sente”; “Belezas de Santa Cruz”; “Seleção VIII Prêmio Literário Escritor Marcelo de O Souza”; “Sonata Poética da Liberdade - Homenagem aos 250 anos de Beethoven”; "Tributo à Noite Feliz”; “Minuto de Tudo”; “Prêmio Poesia Agora – Inverno 2020”; “Caixa de Memórias: Homenagem às Pessoas que já se foram”; "Infância Cores e Sabores"; “Olhando Imensidades”; “Esboços da Alma”; “Alvorada Poética”; “Encantos Nordestinos”; “XVII Concurso Literário Antologia Poesias sem Fronteiras”; “Cem Melhores Poetas da Contemporaneidade”; “Candeeiros”; “Taverna Poética”; “Isabel, Princesa das Camélias”; “Luz dos Olhos Teus”; “Um Olhar da Alma: Uma Homenagem a Olavo Bilac”; “Almas Cativas”; “Coleção Versejar de Literatura”; “Mulheres Extraordinárias se Vestem de Poesia”; “Ode à Poesia” e “Sou Mulher Poesia” e outros - alguns ainda em processo de editoração.

Participa do Projeto da Literarte: “Parede dos Imortais”, na Casa do Poeta, em Petrópolis/RJ, com 02 Azulejos (02 poesias) e está inscrita em 05 projetos na comemoração dos “100 Anos da Semana de Arte Moderna”, em fevereiro/2022, também na Casa dos Poetas, em Petrópolis. Tem participação em diversos Recitais, Saraus, Festivais de Poesias; foi uma das cinco poetisas convidadas para o Sarau de 07 anos de Aniversário da Transvê Poesias; poetisa representante do ES para o Circuito Internacional de Poemas Batuque na Caixa, sobre a Mulher; participação no Sarau da Semana de Cultura da Academia de Letras de Corinto/MG, dentre outros. Participação como escritora, contadora de histórias e arteterapeuta em várias Escolas de Educação Infantil e também na Biblioteca Municipal de Vitória/ES, na Semana do Livro e da Literatura, out/2021.

Membro da AILAP- Academia Internacional de Literatura e Artes “Poetas Além do Tempo”; da ACL – Academia Cruzeirense de Letras; AIML – Academia Internacional Mulheres das Letras”; AIL- Academia Independente de Letras; sócia-correspondente da Academia Corintiana de Letras; Instagram: @consuelo.pagani



“A VIAGEM DA GOTINHA” – CONSUELO PAGANI - infantojuvenil
Cecília é uma linda Gotinha, que nasceu com o orvalho da manhã, numa maravilhosa e encantadora Floresta! Ao nascer, era feliz, mas foi tornando-se triste por se comparar aos demais e por se julgar pequena e insignificante, embora tudo ao seu redor fosse tão belo. Aquecida pelo sol, transforma-se em vapor e começa a viajar pelo espaço, descobrindo toda a sua trajetória de Gotinha D’água e também a sua grande missão de vida! Cecília descobre, também, como a força e o poder da união são capazes de nos ajudar a realizar grandes feitos! E o mais incrível é que ela encontra a Felicidade ao entender que, mesmo sendo bastante pequeninos, não somos insignificantes: todos temos nossa missão na Vida e no Universo! Somos únicos e importantes, independentemente da forma como nascemos!
Venha se encantar com a viagem de Cecília e suas descobertas; com as lindas ilustrações deste livro e com o mágico mundo que se encontra dentro de você!

2. "VOANDO EM BUSCA DA AURORA" - POESIAS - Autora: Consuelo Pagani

Ao resgatar meus poemas para compor este livro, escritos em diversas fases de minha existência, percebi que, mesmo nos momentos mais difíceis, cruéis e sombrios pelos quais passei, minha vida foi um constante “voo em busca da Aurora”, da esperança, da certeza de minha vitória ao encontro do meu Sol Interior.
Nunca desisti! Após percorrer milhares de agruras, estou encontrando a “Aurora do meu Ser”! Este encontro só está sendo possível porque permiti-me “voar nas asas da poesia” e soltar as amarras da criatividade, o que me faz inteira, viva, forte e sagaz... e plena em mim mesma!
Sou uma Ave que voa, incessantemente, em busca do raiar do Sol, em busca de seu eterno Alvorecer!
Com a Arte, podemos ajudar a iluminar corações e salvar vidas! Assim, convido-o a mergulhar nestes versos e juntos voarmos em direção à luz, mesmo que os dias estejam sombrios!
Desejo a cada querido leitor que, em meio aos poemas que compõem este livro, possa encontrar “tenacidade para abrir suas asas” e alçar voos em busca de sua Aurora, de sua libertação, sua verdadeira jornada... enfim, de sua razão de viver!


https://www.facebook.com/consuelo.paganivieiramachado/

https://www.instagram.com/consuelo.pagani/

e-mail: consueloarteterapia@gmail.com


 
Associados
Proximos Eventos
Literarte © 2013~2021
EtiServer