Poeta, cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins é também jornalista profissional, formado pelo Centro Universitário Unirg. Natural de Belém do Pará, onde nasceu em 23 de julho de 1957.
Reside em Gurupi desde 1983. Tem publicado seis livros individuais de poesias: Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984), Vox Versus (1986), além de Pinga-Fogo, que teve a primeira edição em 2004. Em 2008, publicou o seu primeiro livro de crônicas Histórias da História de Gurupi, obra indicada por duas vezes para o vestibular do Centro Universitário Unirg. Participa, ainda, com trabalhos em mais de 50 antologias literárias pelo Brasil afora e é citado em várias obras de referência, como enciclopédias, dicionários bibliográficos e trabalhos científicos no campo da linguística.
É Membro Fundador e foi o primeiro Diretor-Secretário da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Tocantins. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins (1989-1990).
Em 1989 também participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a Cadeira de nº 21, cujo patrono é Jacinto Nunes da Silva. Na Associação de Artes de Gurupi, exerceu vários cargos na diretoria. Também integrou o primeiro colegiado do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, sendo o eleito seu primeiro presidente (1999-2000). E participou da fundação da Academia Gurupiense de Letras.
Possui várias condecorações, entre as quais, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural Presidente Tancredo Neves, o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além do Título Honorífico de Cidadão Tocantinense, que recebeu da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, em 2014. Como Senador da Cultura, representa o Estado do Tocantins no Congresso de Cultura Latina no Brasil. É Acadêmico Honorário da Academia Taguatinguense de Letras, no Distrito Federal, além integrar a Academia Brasileira de Jornalismo, com sede no Rio de Janeiro. Têm poemas inseridos na obra "Brazila Esperanta Parnaso" (Parnaso Brasileiro de Esperanto), publicada em 2007, que reúne trabalhos traduzidos para o Esperanto de 178 autores de todos os Estados do País, além do Distrito Federal. É verbete na Enciclopédia de Literatura Brasileira, coordenada por Afrânio Coutinho e publicada pelo MEC em 1984, em dois volumes, já se encontrando em várias edições ampliadas e atualizadas. Em 2011 produziu e dirigiu o documentário "Palmaras - O Cantador de Cordel", que retrata um pouco a trajetória desse poeta popular que mora no Tocantins.
|
|
https://zacamartins.wordpress.com
|