CONSELHEIROS
Dyandreia Valverde Portugal
Conselheira de honra

Dyandreia Valverde Portugal nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1970. Filha de mãe brasileira e pai português é casada e formada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia pela UERJ/RJ. Hoje, mora em Cabo Frio, na Região dos Lagos/RJ. É Escritora, com especialidade em crônicas e Artista Plástica, adepta ao estilo impressionista, utilizando a técnica OST.

Além das exposições individuais, nacionais e internacionais, participou de vários Salões renomados e tradicionais exposições, ganhando menções honrosas, especiais e diversas medalhas de ouro, prata e bronze, bem como troféus de melhor obra do Salão. Já participou inumeras vezes também como convidada de honra e jurada. Possui obras em diversos acervos de instituições oficiais. É acatalogada em importantes anuários e respeitados catalogos nacionais e internacionais.

Como escritora, possui participação como co-autora em mais de 50 livros publicados.

Ganhou outorgas especiais, como Medalhas de Méritos Culturais e Cívicos, de diversas instituições culturais. É dentetora de inúmeras Outorgas e Moções, inclusive de Câmaras Municipais.

É Comendadora do CICESP, Chanceler da Associação Fluminense de Belas Artes - AFBA e da Adademia de Artes Ciência e Letras de Iguaba Grande, Comendadora Gran Cruz Colar da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais- ABD, onde possui o título de Doutor Honoris Causa e Dama Comendadora da FALASP pelo Mérito Presidente Juscelino Kubtischek.

É colunista cultural do jornal impresso "Foco Lagos", da revista "Conteúdo", apresentadora do programa de TV "Sem Fronteiras" e é curadora do Espaço Foyer do Teatro Municipal de Cabo Frio.


Amilca Ismael
Conselheira

Amilca Ismael nasceu em Lourenço Marques actual Maputo, Moçambique no dia 25 de Junho de 1963 e vive na Itália desde 1986.Depois de vários trabalhos ocasionais decidiu voltar à escola tendo em 2002 obtido um diploma de Assistente Social e em 2004 o diploma de Assistente de saúde.
Em 2008 marca a estreia na literatura com o romance “A Casa de Recordações” lacasadeiricordi.wordpress.com com mais de 2000 livros vendidos, 11 reimpressões e uma segunda edição.
O romance participou em várias feiras nacionais e internacionais, como: Expo América “New York”; Feira de Roma,” . O livro foi apresentado por Vladimir Luxuria”; Feira Internacional do Livro de Guadalajara “México”; Feira Internacional do Livro de Frankfurt “Alemanha”, Feira Internacional do Livro de Pequim “China”, Feira Internacional do Livro do Cairo “Egipto”, Feira Internacional do Livro de Londres “Inglaterra”.
O romance foi traduzido para Português pela editora moçambicana “NDJIRA”do grupo Português Leya.


James McSill (Inglaterra)
Fundador e diretor executivo da McSill Ltd

James é fundador e diretor executivo da McSill Ltd, Assessoramento Literário, Londres; Yorkshire Studio, Mentoring, Coaching e Treinamentos à distância para autores e da McSill Agency.

É um dos consultores literários mais bem-sucedidos do mundo; seu trabalho abrange Europa, América Latina e América do Norte.

É reconhecido por suas atividades pioneiras na indústria do livro.

Linguista por formação, impulsionou metodologias como Task-based Learning, mudando o cenário do ensino de idiomas estrangeiros no mundo.

Neste ano, acrescenta aos seus desafios o de diretor de agência literária (Brasil), representante para a América Latina e Península Ibérica do prestigiado BritWriters' Awards (Inglaterra), bem como a ampliação de seu bem-sucedido sistema de treinamento remoto para jovens autores: Book in a Box.

James é mentor certificado pelo Intitute of Enterprise and Entrepreneurs (IOEE).

Maria Del Valle
Presidente do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires

María del Valle, Artista plástica, auto-didata, pinta desde os 15 anos de idade, é atual conselheira da Literarte na Argentina e Presidente do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires , Professora Nacional de Escultura e pela Escola Nacional de Belas Artes Prilidiano Pueyrredon

Apresenta o seu trabalho através da conjunção de arte com o mundo do vinho, um mundo cheio de sabores e gostos diferentes, como as linhas e texturas diferentes que são incorporados em suas pinturas. O aroma eo corpo do vinho representada em todas as suas formas, a paixão que envolve a uva ,fundindo-a com o contorno suave e delicada, feminina.

Frutos da paixão é a representação das mulheres na safra, a força vinculante da natureza evocado nas uvas e da terra, que é quem gera. A força ea coragem dos jovens donzelas, bem como o seu frescor e aroma que lembram o gosto refinado de um vinho distinto.

Em cada uma das obras desta exposição é refletida e carimbado como terra nobre ecriativa permite brotar, germinar e emergir cachos de uvas, bem como apresentadas e combinado com a figura da mulher que cria, projeta e dá a vida

ELIANE MARIATH DANTAS
Presidente da ALAP - Academia de Letras e Artes de Paranapuã e da FALARJ - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do RJ

Carioca, escritora, poetisa e ativista cultural. Presidente da ALAP; Vice Presidente da FALARJ; Vice Presidente da Casa das Beiras; Coordenadora dos Intercâmbios Culturais Internacionais “Brasil/Portugal/Espanha” e “Brasil/Cuba”. Membro Honorário do CMRJ e da IWA (EUA); Membro Amiga da EsIE e do Museu Militar Conde de Linhares; Artilheira da Cultura do Forte de Copacabana; Fundadora do Centro Literário do Forte de Copacabana e da Academia de Letras e Artes Lusófonas – ACLAL (Portugal), Possuidora da Medalha Pedro Ernesto Comenda da Câmara dos Vereadores do RJ, Medalha Chiquinha Gonzada da Câmara dos Vereadores do RJ e Medalha Tiradentes, Comenda da Assembléia Legislativa do Estado do RJ.

CARLOS PEDRO
Representante na Luanda

Poeta Frustrado é pseudônimo literário de Carlos Pedro, nascido há 29 anos no Município da Ingombota, Província de Luanda. É Licenciado em Línguas e Literaturas Africanas pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto. Começou a trilhar o caminho da literatura na Brigada Jovem de Literatura de Angola onde é membro há 12 anos. É Membro Fundador do Clube Nacional de Poetas e Trovadores.

É autor da Obra Literária Pegadas do Passado, editado pela União dos Escritores Angolanos, edição 2008.




IRIS BERLINCK
Consultora Cultural e Marchand

Nascida em Juiz de Fora – MG. Formada em Administração de Empresas, entre outros cursos de nível superior, especializou-se em Administração e Relações Públicas, Administração de Pessoal e Recursos Humanos. Em 1959 foi transferida para Brasília, onde permaneceu até 1994, tendo exercido na Presidência da República cargos de Assessoramento Superior e cargos de Direção e Assessoramento Superiores no Congresso Nacional

Na área de Administração Pública participou na criação, instalação e implantação de diversas unidades administrativas municipais, estaduais e federais tendo recebido, por sua atuação, o título de cidadã honorária pelo Estado do Paraná, Estado de Pernambuco e a comenda da Ordem do Mérito do Tocantins no Grau de Comendador.

Na área de Recursos Humanos criou, implantou e dirigiu diversos programas de caráter humano-social.

Na área Cultural promove e administra a divulgação cultural na área da literatura e das artes plásticas.

Conselheira da Associação Internacional de Escritores e Artistas - LITERARTE

Comendadora das Artes e Embaixadora das Artes e da Cultura da Academia de Letras do Brasil – ALB/Suiça

Membro de Honra e Embaixatriz da Divine Académie Française dês Arts, Lettres et Culture – Paris/França

Acadêmica, Delegada Cultural para o Estado de Minas Gerais e Comendadora da Cidade do Rio de Janeiro da Federaçao Brasileira dos Acadêmicos de Ciência, Letras e Artes – FEBLACA

Membro do Núcleo de Letras y Artes de Buenos Aires - Argentina


MARLY BARBARA
Presidente da ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais

Residente no Rio de Janeiro é Artista e Professora de Artes Plásticas, Comendadora Grande Mestre da Ordem do Mérito da ABD e Comendadora da Ordem do Mérito das Belas Artes. Participou de Exposições Coletivas e Individuais obtendo várias premiações, Troféus, Medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Menções Honrosas. É Presidente da ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, sendo curadora dos Salões de Artes mensais da ABD, bem como dos catalogosas e das ordens honoríficas. Promove as Coletivas Internacionais e parcerias da ABD. É academica de diversas academias, e dententora de inúmeras outorgas, medalhas e homenagens

MESSODY RAMIRO BENOLIEL
Presidente da Academia Brasileira De Trova-RJ

É advogada, foi Presidente da O A B da 28ª Subseção na década de oitenta. Concluiu O Curso “Oficina Literária” do Professor Ivan Cavalcanti Proença, Membro vintenária de várias Academias de Letras, sendo atual Vice Presidente da Academia Brasileira de Literatura e da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e atual Presidente da Academia Brasileira de Trova-RJ, Membro da UBT-RJ (União Brasileira de Trovadores), Sociedade Eça de Queiroz, União Brasileira de Escritores e Fundadora Da Sociedade Literária do Soneto. Possui oito livros de poesia publicados, sendo a trova uma de suas paixões, com premiações várias nesse gênero. É Membro do Pen Clube do Brasil.

BETTY SILBERSTEIN
(Escritora, revisora e tradutora oficial da Literarte)

Betty é escritora, tradutora, revisora e pesquisadora. Participou de inúmeras antologias e publicou os livros: Todo Dia, um Novo Dia / Opus Dei - A Falsa Obra de Deus / Sob o Jugo do Opus Dei / The False Work of God / A Surpreendente Louisa May Alcott / Tropical Blessings.

É Membro da REBRA, Diretora Cultural da OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias), membro de: Poetas del Mundo, ARTPOP, Academia de Artes y Letras de Valparaíso e Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências.

É organizadora de Antologias diferenciadas, pela Editora LP- Books.



DELMAR GONÇALVEZ
Poeta, Escritor e Professor

O Poeta, Escritor e Professor Delmar Francisco Maia Barrigas Gonçalves nasceu às 10 horas do dia 5 de Julho, no Hospital Central de Quelimane, tendo crescido nos Bairros de Vila Pita e Torrone Velho nos arredores da cidade de Quelimane, na província moçambicana da Zambézia.

Foi baptizado católico na Igreja da Sagrada Família de Quelimane, em 26 de Julho de 1971. Fez a Primeira Comunhão na Catedral Nova de Quelimane, em 15 de Outubro de 1978 e foi Crismado na Paróquia de São Domingos de Rana, em 20 de Outubro de 1991.



WIDILEY BARROCA
Poeta, Escritor e Jornalista

Wildiley Afonso Fernandes Barroca nasceu em São Tomé, no dia 20 de Março de 1991. Fez os seus estudos primários e liceais em São Tomé, bem como a formação média profissional em Secretariado Internacional no Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informática – IUCAI, actualmente na mesma Universidade é estudante de II Ano de Licenciatura em Direito.

Debruçou-se ao estudo dos grandes Senhores da Literatura Lusófona com maior incidência para os Escritores Africanos e posteriormente os da literatura Francófona. Foi apresentador do programa Artes e Cultura e Viva Show na Televisão São-tomense e Apresentador do programa Artes nas Ilhas na Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe desde 2009 até início de 2012.

Poeta, Jornalista e observador do quotidiano, vem colaborando regularmente em revistas e jornais nacionais e estrangeiros, com trabalhos na Revista Batê Mon, nos jornais digitais Kê Sêbê, STP Repórter e STP Digital.



MIGUEL ANGEL FARFAN ARROSQUIPA
Escritor

Nasceu em Cusco, no Perú a 23 de Maio de 1984.
Concluiu estudos superiores na especialidade de DIBUJO Y PINTURA na Escuela Superior Autónoma de Bellas Artes “Diego Quispe Tito” del Cusco, com o fim de representar as expressões artísticas mediante a cor e os traços que se desenvolve através da pintura.

Atualmente, está a frequentar um segundo curso na especialidade de EDUCACION ARTISTICA na mesma instituição educativa.

Participou em várias exposições individuais e coletivas no seu país e também em algumas exposições internacionais.

Foi premiado com o Primeiro Lugar no VI Ciclo do Concurso de “Dibujo Académico al Aire Libre”. É membro honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora



LUIZ POETA – Luiz Gilberto de Barros
Escritor

Carioca, Poeta, Escritor, Artista Plástico, Compositor, Músico, Trovador, Aldravianista, Palestrante, Professor de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, como também Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes, Embaixador do Cercle Universel des Embassadeurs de la Paix, Cônsul dos Poetas del Mundo, Membre d´honneur de la Divine Acadèmie Française des Art Lettres de Culture, Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais e da Associação Internacional de Escritores e Artistas - Literarte- Artilheiro da Cultura do Centro de Literatura do Forte de Copacabana, Verbete do Dicionário de MPB Antônio Houais de MPB , Acadêmico Imortal, Honorário, Fundador, Efetivo e ou Correspondente de diversas entidades como FEBLACA, UBT, UBE, SBPA, ALAB, ALACIB, ALAF, ALAV, ALITA, ARTPOP, SBACEM, União Brasileira de Escritores e de Trovadores (UBT e UBT)



MAURO JORGE
Músico

Mauro Jorge Silva e Sousa nasceu em 24 de Abril de 1982 no Distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Brasileiro Nato e Naturalizado Português devido a ser filho de pai português e mãe brasileira. Casado atualmente mora em Pontevedra na Espanha. É´autoditada e atua como músico, comunicador e conferencista. Estudou na Escola de Rádio do Rio de Janeiro e atualmente estuda música na Escola de Música Euterpe SL.

Como Conferencista Motivacional, atuou para diversas empresas com alta gama de expansão e visibilidade do ramo comercial no mercado Brasileiro.

Como músico é autor e produtor do projeto da oficina Brasilicia, percussão Brasileira na Galícia.

No ramo da comunicação possui participações em apresentações de eventos corporativos, animação em festas para adultos e crianças com participação em orfanatos e áreas carentes do Brasil e participante ativo em um trabalho no Peru com a ONG Hilo Rojo em Cuzco. Radialista em três Carnavais nos desfiles das escolas de samba direto do Sambódromo carioca pelas Rádios Tamoio AM e Rádio Transamérica FM e comentarista em programas de esporte e entretenimento nas rádios Manchete e Metropolitana. Produtor e apresentador do programa Samba Show na Rádio web Ação.

Depois de fazer o caminho de Santiago de Compostela se tornou co-autor do Livro O Caminho ao nosso encontro.

 
Associados
Proximos Eventos
Literarte © 2013
EtiServer