ASSOCIADOS
Dinorá Couto Cançado


Mineira de Bom Despacho-MG, Brasil, mudou-se para Brasília, DF em 1974. Professora, pedagoga, dinamizadora de bibliotecas e incentivadora de leituras. Participa ativamente de congressos e seminários nacionais e internacionais, sempre levando as experiências de leituras do DF e divulgando os talentos locais. Pós-graduada em Inclusão (UnB, 2009) e em Democracia, República e Movimentos Sociais pelo Programa de Conselheiros Nacionais (UFMG, 2010)

Autora do livro "Revolucionando Bibliotecas", tem sido incansável no trabalho de incentivar crianças, jovens e adultos a cultivarem o prazer pela leitura, motivando os leitores a dinamizarem a biblioteca. Tem se destacado pelo trabalho voluntário na Biblioteca Braille Dorina Nowill, com a criação do Projeto Luz & Autor em Braille, que resultou na edição do livro "Revelando Autores em Braille", com produções de 83 deficientes visuais e 58 escritores brasilienses participantes do Projeto, finalista do Prêmio Viva Leitura 2007. Participa de inúmeras antologias, com poemas e crônicas.

Foi responsável por programa de sucesso de Jornal na Educação, no Correio Braziliense, coordenando 400 escolas, por meio de visitas, fóruns, oficinas, encontros de intercâmbios, palestras, apresentando essas experiências em vários estados e até em Cuba, em Congresso Mundial de Pedagogia. Tem ministrado oficinas de capacitação sobre o uso do jornal na escola, em vários jornais do país, inclusive, com novo projeto em ação - Hemerotecas Criativas.

Autora de vários projetos literários, destacando-se o Projeto "Brincando de Biblioteca com Programa Literário" apoiado pelo FAC/Secretaria de Estado de Cultura/GDF, com oficinas literárias em todas as cidades do DF, para alunos do ensino fundamental. Ministra cursos de Formação em Educação Fiscal, para professores, apoiada pela Secretaria de Educação e de Fazenda. Coordena o Fórum Brasília, capital das leituras, com incentivo e assessoria a projetos de leituras do DF, que resultou na pesquisa Leitura, Cidadania e Transformação Social (2010).
 
Associados
Proximos Eventos
Literarte © 2013~2022
EtiServer