ASSOCIADOS
SILVANA BORGES


Silvana Borges nasceu na cidade de São Paulo, é graduada em Arquitetura (1989) pela FAU-Mackenzie/SP, com Pós-Graduação (2006) em Arteterapia (UNIP-SP) e Conservadora e restauradora de Arte-Sacra (Casa do Restaurador/SP-2011). A partir de 1988 dedicou-se a pintura, traçando um panorama claro de evolução e alteração de sua técnica, como das diferentes interpretações dadas sobre variados temas, imprimindo sua identidade artística. Em 1990 realizou sua primeira exposição, e há mais de uma década ministra aulas de pintura a óleo, técnicas mistas e workshops em seu atelier ou como convidada, com enfoque no uso da Arteterapia como instrumento para o auto-conhecimento e transformação pessoal, utilizando a arte como um caminho para nos tornamos seres mais íntegros. Tem trabalhos em exposição permanente em Portugal ou em coleções particulares, já participou de centenas de exposições no Brasil e exterior.
Sua obra caracteriza-se por um cromatismo equilibrado, fluido e luminoso, filtrando a realidade, impregnando-a de um profundo humanismo e dispondo-a sobre a tela. Suas temáticas predominantes são a fauna e o ser humano, sua proposta é trazer um momento especial de beleza, uma percepção poética do mundo inspirado pela percepção e pela imaginação, dando ao observador uma palavra visual que o aproxime da natureza e da vida.
Presente em acervos das secretarias de cultura de várias cidades e academias de arte, entre eles o do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo (Assembléia Legislativa) e da Câmara Municipal de Sernancelhe (Portugal). Está catalogada no vol. 6B/125 de Artes Plásticas Brasil 96 - Julio Louzada Publicações e no Anuário Brasileiro de Artes Plásticas Consulte 2010, premiada no lançamento deste com o troféu pintura acadêmica, e no Anuário ART GALLERY BRAZIL 2011, premiada com medalha de ouro no lançamento regional em Cabo Frio/RJ. É Acadêmica Correspondente da ARTPOP - Academia de Artes de Cabo Frio (obteve o Prêmio Personalidade 2010). Membro da Literarte, recebeu em 2011 o prêmio INTERARTE (Goiás) na categoria artes plásticas pela melhor retratação da natureza.
e-mail: sil_arteterapia@hotmail.com


Silvana teve sua estréia literária como co-autora do Livro "Segredos de Cozinha vol.II" com lançamento da Ed. Scortecci na 21ª. Bienal Internacional do Livro em São Paulo, e também participa de "Nós, Mulheres! vol.9", mas sua preferência está nos contos infantis participando da Antologia Infantil - "Histórias para você Dormir" vol.1, vol.2 e vol.3.


www.silvanaborges.blogspot.com


 
Associados
Proximos Eventos
Literarte © 2013~2022
EtiServer