ASSOCIADOS
Ceres Marylise


Ceres Marylise Rebouças de Souza é grapiúna de Ubaitaba, sul da Bahia, terra de Jorge Amado. É membro efetivo e vice-presidente da ALITA - Academia de Letras de Itabuna - BA; membro da ALACIB - Academia de Letras, Artes e Ciências do Brasil em Mariana – MG; da ALPAS 21 ‘Academia Internacional Literária, Artística e Cientifica ‘A PALAVRA DO SÉCULO 21’ em Cruz Alta - RS; da APALA - Academia Pan-Americana de Letras e Artes no RJ; da Sociedade dos Poetas Brasileiros Aldravianistas; da REBRA – Rede Brasileira de Escritoras; Acadêmica Praeclarus da Academia de Artes, Ciências e Letras – Clube de Escritores de Piracicaba – SP; Academia de Letras, Artes e Ciências do Distrito Federal e Elevée à la dignité d 'Ambassadeur - Divine Academie Française des Arts, Lettres et Culture – 2014 em Paris (France).
Pertence a diversos grupos literários nacionais do sul e sudeste brasileiros e internacionais (Poetas del Mundo, Unión Hispanomundial de Escritores e Associação Internacional de Poetas e Clube Internacional de Poetas e Escritores – C.U.P.E).
Docente com pós-graduação stricto sensu em Linguística, é aposentada da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, onde atuou nas áreas de Pedagogia e Letras e ocupou cargos administrativos de alta relevância.
Escreve para as revistas gaúchas RS Letras, CAOSótica, Décima Primeira Ilha Açoriana e para as lusófonas EisFluências e FÊNIX. Colabora eventualmente com os jornais regionais TRIBUNA DA REGIÃO (de Ubaitaba), AGORA e DIÁRIO BAHIA (em Itabuna) e O PARAGUAÇU, em Itaberaba, na Chapada Diamantina. Sua arte literária tornou-se conhecida através da internet com publicações através dos sites mencionados e dos quais é associada.
Participou de 18 antologias, entre as quais: V ANTOLOGIA LITERÁRIA – coordenação de Artur da Távola (SP); ANTOLOGIA POÉTICA - Edição Histórica (2001 a 2006) - SP; ANTOLOGIA - ESCRITORES BRASILEIROS – (2005/2006); ANTOLOGIA POESIA DO BRASIL do XXI CONGRESSO NACIONAL DE POESIA/2013, homenageando Marina Colasanti, no Rio Grande do Sul, coordenada por Ademir Antônio Bacca e ANTOLOGIA DE POETAS RIO-GRANDENSES pelo INSTITUTO CULTURAL PORTUGUÊS NO BRASIL, organizada pelo presidente da instituição, Profº Dr. António Soares e já está autorizada a lançar seus livros na Casa do Brasil em Lisboa – Portugal e em Úbeda, na Espanha.
Em março de 2014 participou do XI EIDE – Encontro Internacional de Escritoras, em Brasília, onde apresentou seu livro ATALHOS E DESCAMINHOS e, posteriormente, em Paris, no SALÓN DU LIVRE DE PARIS.
Em 2015 lançará seus livros em Lisboa, Madrid, Salão do Livro de Genebra, na Suiça, Salão do Livro de Frankfurt, Alemanha e voltará ao Salão do Livro de Paris para o lançamento do seu livro bilíngue em português e francês.
Recentemente premiada com o troféu Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade em Itabira – MG, no próximo mês de agosto será condecorada com medalha e diploma Pablo Neruda em Santiago do Chile e receberá a comenda Luís Vaz de Camões do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa e Real Gabinete Internacional no Gabinete Português de Leitura em Salvador pela LITERARTE
 
Associados
Proximos Eventos
Literarte © 2013~2022
EtiServer