ASSOCIADOS
Carlos Vargas


CARLOS VARGAS

Nasceu em Brasília, mas mora em Curitiba, onde é casado e tem dois filhos. É Mestre em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e doutorando pela mesma instituição. Atua como analista de planejamento, gestão e infra-estrutura em informações geográficas e estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Licenciado em Matemática pela UFPR, também foi graduado pelo Instituto Vicentino de Filosofia.
Foi professor nas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, onde trabalhou nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Tecnologia de Marketing, Tecnologia de Recursos Humanos, Tecnologia de Tratamento da Informação. Também foi professor no Instituto Filadélfia, mediador do Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein e orientador dos cursos de português, matemática e inglês do Kumon Instituto de Educação. Membro da diretoria da Associação da Amizade Paranaense, também é conselheiro e formador da Comunidade Santa Teresa (Ordem Carmelita Descalça Secular).
Autor do livro “Félix em busca do ser humano” (Chiado Editora; no prelo), publicou artigos em revistas especializadas em filosofia, sendo coautor de duas coletâneas da Editora Delicatta, de “Incerteza e suas Fragilidades” (Ed. Scortecci; no prelo), de três coletâneas da Editora Celeiro de Escritores (no prelo) e de nove coletâneas de contos e poemas da Câmara Brasileira de Jovens Escritores.

Livro Solo
1.
Félix em busca do ser humano. Lisboa: Chiado Editora, 2014. No prelo.

Poesias publicadas em Antologias Literárias
1.
O primeiro soneto de amor. In: MARTINS, Luiz Carlos; MARTINS, Georges (Org.). Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos – volume 108. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2014, p. 17-17.
2.
A saudade chegou. In: MARTINS, Luiz Carlos; MARTINS, Georges (Org.). Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos – volume 107. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2013, p. 10.
3.
Soneto da saudade sem fim. In: MARTINS, Luiz Carlos; MARTINS, Georges (Org.). Eu sei que vou te amar: Edição Especial. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2013, p. 10.
4.
A intencionalidade do poema. In: MARTINS, Luiz Carlos; MARTINS, Georges (Org.). Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos – volume 109. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2014.
5.
Alma Cósmica. In: MARTINS, Luiz Carlos; MARTINS, Georges (Org.). E do barro se fez o homem - Edição Especial. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2014. No prelo.
6.
O mistério do amor sem fim. In: GAROLI, Bárbara (org.). Incertezas e suas fragilidades. São Paulo: Ed. Scortecci, 2014. No prelo.
7.
O poeta envergonhado. In: GAROLI, Bárbara (org.). Incertezas e suas fragilidades. São Paulo: Ed. Scortecci, 2014. No prelo.
8.
Um encontro apaixonado. In: MARTINS, Luiz Carlos; MARTINS, Georges (Org.). Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos – volume 109. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2014. No prelo.
9.
Para te encontrar. In: FERNANDES, Claudia (org.). O Tempo não Apaga. Santos: Celeiro de Escritores, 2014. No prelo.
10.
A vitória do coração. In: VARGAS, Isabel C. S. (org.). Despertar – volume II. Santos: Celeiro de Escritores, 2014. No prelo.
11.
A vitória do amor. In: FERNANDES, Claudia (org.). Eldorado – volume XXV. Santos: Celeiro de Escritores, 2014. No prelo.
12.
Amor à distância. In: FORTUNATO, Yvor (org.). 1ª Seleta de Versos da Litteraria Academiae Lima Barreto - Edição Especial 2014. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2014. No prelo.

Contos Publicados em Antologias Literárias
1.
Félix e as Maravilhas do Silêncio. In: Luiza Moreira. (Org.). Antologia Delicatta VIII: Poesia - Conto Crônica. São Paulo: Delicatta, 2013, v. VIII, p. 45-48.
2.
Félix e as Maravilhas da Paixão. In: MARTINS, Luiz Carlos; MARTINS, Georges (Org.). Se todos fossem iguais a você... Seleção de contos de autores brasileiros contemporâneos. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2013, p. 16-18.
3.
De quem é o filhote? In: MARTINS, Luiz Carlos; LUIZ, Georges (Org.). Contos Fantásticos 2014: autores brasileiros contemporâneos. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2014.

Artigos Publicados em Periódicos Especializados
1.
A clarificação fenomenológica de Edith Stein: ponte epistemológica entre a antropologia filosófica e a teologia simbólica. Uberlândia: Interações: Cultura e Comunidade, v. 7, p. 165-181, 2012.
2.
Contribuições de Mário F. dos Santos à pesquisa sobre religião no Brasil. São Paulo: Revista Nures, v. 6, p. 1-17, 2007.
3.
Elementos de Filosofia da Educação a partir da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Feuerstein. Vitória da Conquista: Aprender, v. V, p. 35-50, 2007.
4.
O desenvolvimento das funções filosóficas a partir da antiguidade. Curitiba: Tabulae (Faculdade Vicentina), v. 02, p. 7-25, 2006.
5.
Ética do prazer e da amizade em Epicuro. Curitiba: Revista do Instituto Vicentino de Filosofia, v. 1, p. 1-120, 2001.

Textos em jornais de notícias
1.
O centenário de Mário F. dos Santos: Um convite à filosofia. Rio de Janeiro: Jornal da Ciência, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Sobre a Origem dos Números: uma Contribuição Fenomenológica para a História das Matemáticas. In: V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade (TECSOC), 2013, Curitiba. Caderno de Resumos do V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba: UTFPR, 2013. v. V. p. 220-230.
2.
O desenvolvimento da filosofia da matemática de Edmund Husserl. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2006, São Bernardo do Campo. Anais: Ética na Pesquisa, 2006.
3.
O problema do psicologismo nas obras investigações lógicas e filosofia da aritmética de Edmund Husserl. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2006, São Paulo. Anais: Ética na Pesquisa, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
A neurofenomenologia da Varela na perspectiva da crítica de Husserl ao psicologismo. In: XI Congresso de Filosofia Contemporânea, 2013, Curitiba. Caderno de Resumos: XI Congresso de Filosofia Contemporânea - PUC-PR. Curitiba: CRV, 2013. v. 1. p. 41-42.
2.
A perspectiva de Hempel sobre os aspectos indutivos da explicação científica a partir do caso Semmelweis. In: X Congresso de Filosofia Contemporânea PUC-PR, 2013, Curitiba. Caderno de Resumos. Curitiba: CRV, 2012. v. 1. p. 169-169.
3.
O limite entre lógica e ontologia formal na mereologia husserliana: uma análise a partir da definição de analiticidade (em coautoria com Cléverson Leite Bastos). In: XXI Seminário de Iniciação Científica da PUC-PR, 2013, Curitiba. Caderno XXI SEMIC: XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da PUC-PR. Curitiba: Ed. Champagnat, 2013. v. XXI. p. 264-264.
4.
A teoria pura da probabilidade como teoria do conhecimento empírico: um projeto fenomenológico de ampliação da lógica como doutrina da ciência. In: XV Encontro Nacional da ANPOF, 2012, Curitiba - PR. Caderno de Resumos - XV Encontro Nacional Anpof - outubro 2012, 2012. v. 1. p. 125-125.
5.
Mortimer Adler: A filosofia a serviço da educação da pessoa comum. In: I Simpósio Internacional em Educação e Filosofia: Perspectivas Contemporâneas da Filosofia da Educação, Marília, 2006.
Artigos aceitos para publicação
1.
Uma contribuição fenomenológica para a História das Matemáticas: o problema da origem dos números (em coautoria com Cléverson Leite Bastos). Rio de Janeiro: Ek-stasis: revista de hermenêutica e fenomenologia (UERJ), 2014. No prelo.

Dissertação de Mestrado Defendida
1.
A teoria das multiplicidades (Mannigfaltigkeitslehre) na lógica pura dos prolegômenos às investigações lógicas de Edmund Husserl. Orientador: Cléverson Leite Bastos. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2007.

Outras Publicações
Colabora na redação técnica de algumas pesquisas do IBGE, tendo participado da equipe que publicou o relatório técnico Índice de Preços ao Produtor - Indústrias de Transformação (edições de novembro e dezembro de 2013), além do volume PINTEC 2011.

Outras Produções
Apresentou mais de 10 trabalhos acadêmicos em eventos nacionais e internacionais na área da filosofia, ciência, religião e educação.

Contato:
e-mail: sammler@gmail.com
facebook: http://facebook.com/carloseduardo.vargas.395
academia.edu: https://pucpr-br.academia.edu/CarlosVargas
 
Associados
Proximos Eventos
Literarte © 2013~2022
EtiServer